Reunião é qualquer tipo de encontro entre
os elementos de uma ou várias empresas, em que são estudados diversos assuntos,
muitas vezes, visando a tomada de decisões.
Pode-se dizer ainda que é:
• Forma de se debater políticas
da empresa.
• Esclarecer mal entendidos.
• Propor novas idéias.
• Ajudar a manter e criar uma
equipe.
• Facilitar o comprometimento.
Tipos de reuniões.
Formal –definida,
com pauta, data e horário etc.
Informal -convocada
de última hora/ por telefone.
Regular ou Ordinária -prevista previamente.
Emergencial/Extraordinária –não prevista.
Horário ideal:
• Manhã -Criativas / Decisórias
• Tarde -Informativas
• Fim do dia –Rápidas
Preparativos da sala de reuniões.
• Disposição geral da sala
• Protocolo ( ordem de precedência, bandeiras,
preferências e costumes de visitantes estrangeiros)
Preocupar-se com:
• Organização, limpeza,e
conforto (temperatura)
• Decoração.
• Bebidas: Geralmente água
(gelada e sem gelo), café e chá; (mesa auxiliar, servir pela direita, início da
reunião)
• Evite telefone na sala.
• Coloque um relógio discreto.
• Providencie para que haja
cadeiras , blocos de papel, canetas e lápis para todos os participantes.
• Havendo necessidade de
gravar a reunião, providenciar fitas suficientes para esse fim.
Participação do profissional de secretariado na reunião.
• Recepcione os convidados na porta.
• Conheça-os pelo nome e cargo, e cumprimente-os pelo nome;
• Quando um participante se atrasar, o encaminhe até a sala sem comentários;
• Anote o nome de todos os participantes
• Saiba ouvir –não emita opinião sem ser chamada(o);
• Faça anotações essenciais
• Mesmo não havendo ata faça uma súmula da reunião e envie cópias aos participantes;
(Data;horário;presentes;assuntos discutidos, decisão ,responsabilidades; prazo)
• Mantenha aparência e postura discretas;
• Sente-se ao lado do líder, fora da mesa.
Participação durante a reunião.
• Dê continuidade ao seu trabalho, mas mantenha-se em stand by.
• Evite interrupções desnecessárias –quando necessário seja discreta; (combine antes os procedimentos para interrupções)
• Lembre seu executivo antes do início da reunião dos compromissos subsequentes.
A atuação do profissional de secretarido após a reunião.
• Terminada a reunião, faça uma vistoria geral na sala. Retire xícaras e copos, esvazie cinzeiros, recolha materiais diversos;
• Providencie a devolução dos equipamentos emprestados ou alugados e quaisquer outros objetos que acaso tenham sido esquecidos pelos participantes do encontro.
• Arquive todos os documentos utilizados durante o evento.
• Deverá ser providenciado um documento (ata) com:
• Descrição das conclusões da reunião;
• As decisões tomadas e os principais argumentos favoráveis e desfavoráveis inerentes a cada decisão;
• Caso tenham sido decididas determinadas ações a empreender, deverão ser indicados quem são os responsáveis e quais os prazos de cumprimento dessas ações.
• Mantenha a calma em caso de aglomeração em sua mesa.
• Verifique com quem a substituiu todos os recados e os transmita por escrito.
Apostila de Secretariado 2012 - Profª Daniele Torres
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