segunda-feira, 11 de junho de 2012

Postura profissional.


O que as pessoas mais observam em um primeiro encontro? Segundo Albert Mehrabian, professor emérito de Psicologia na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, 55% dos indivíduos olham primeiramente a aparência.
Mas não é só a roupa que conta. As atitudes e a linguagem corporal também dizem muito sobre você. Pensando nisso a consultora de imagem pessoal e corporativa Marcele Goes, da Estilo Sob Medida, elaborou 12 dicas para você ter uma postura profissional apropriada. Aí vão elas:

1. Aparência engloba tudo o que pode ser visto a sua volta.
Objetos, mesa, escritório etc. Considere também a escolha dos lugares em que você marca um encontro ou uma reunião.

2. Inicie bem um encontro com um aperto de mão seguro e confiante.
Cuidado para não apertar muito forte ou de menos ("mão mole")

3. Mostre-se aberto a conversa.
Sorria, descruze os braços e tenha uma postura alinhada.

4. Pronuncie bem as palavras.
Fale em tom adequado ao ambiente, não queira ser o centro as atenções.

5. Cuidado para não ser afobado, ouça antes de falar.
No discurso do outro estão as dicas dos caminhos a ser seguidos para conduzir uma boa conversa.

6. Demonstre interesse ao guardar o cartão de visitas alheio.
Não o jogue de forma displicente dentro da bolsa ou do bolso.

7. No dia a dia da empresa seja gentil e educado.
A dica vale tanto para os colaboradores de posição mais simples como para os mais importantes da hierarquia empresarial. "Bom dia", "por favor", "obrigado" são palavras bem vindas.

8. Procure estabelecer relações cordiais e de confiança com seus colegas.
É importante que eles saibam que podem contar com a equipe para solucionar problemas mais difíceis.

9. No escritório ou baia, seja comedido.
Deixe bichinhos e objetos espalhafatosos e ícones de hobbies em casa.

10. Não force intimidade com seus colegas.
Lembre-se a relação é de trabalho, não pessoal.

11. Evite atender varias ligações pessoais no trabalho.
Isso faz com que todos acompanhem os pormenores de sua vida naquela semana, mês, ano.

12. Dê continuidade aos bons hábitos de postura profissional.
Essa conduta é importante para consolidar a impressão positiva ao longo do tempo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário